sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Um grande Presidente



No último dia 13 de outubro foi para perto de DEUS o nosso querido presidente, Dr. José Affonso Coelho. Dia 17 próximo, segunda-feira, ele completaria 82 anos. Pouco antes da sua morte, o Espírito Santo havia perdido o seu filho, Deputado Glauber Coelho. A dor havia sido bastante profunda, diríamos que imensurável. Dr. José Affonso a suportou em silêncio. Nós que convivíamos diretamente com ele tínhamos a dimensão do amor e admiração que sentia pelo filho. Glauber era a convergência da família.

Outro ponto de referência na vida do Dr. José Affonso era o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI), ao qual se dedicou como um verdadeiro BENEMÉRITO, por 25 anos de sua vida, sendo mais de 20 anos como presidente do Conselho Deliberativo. Durante todo esse tempo foi um exemplo de doação com altruísmo, honestidade (no mais amplo sentido) e companheirismo, valores tão raros nos dias de hoje.

Pouco antes de sua partida tivemos a oportunidade de conversar sobre o setor da saúde na nossa região. Assim, relembramos: a trajetória do HECI, desde a presidência de Anarim, quando reabrimos o hospital conseguindo recuperar a sua credibilidade; a melhoria dos serviços e os avanços conquistados nos últimos anos em benefício da região; a coragem do HECI em assumir o antigo Hospital e Maternidade “Santa Helena”, com uma dívida enorme, unicamente, para não deixar a população desassistida. 

Naquela ocasião também tivemos a oportunidade de lembrá-lo de que o trabalho realizado frutificara em função de que todos os recursos financeiros haviam sido aplicados da forma adequada e que assim cumprimos da melhor forma com nossas obrigações. Sua resposta veio através de um simples sorriso, demonstrando contentamento e aprovação.

No HECI, o Dr. José Affonso era queridíssimo por todos que tiveram o privilégio da sua convivência. E não foram poucos, haja vista a sua presença quase que diária ao hospital. O mesmo também aconteceu nos lugares pelos quais passou. Foi assim no Ateneu Cachoeirense, na Maçonaria, no Rotary Clube Cachoeiro Oeste, no CETEMAG (Centro Tecnológico do Mármore e Granito), no Sindirochas, na FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo) e em suas empresas. Enfim, não é exagero dizer em cada lugar...

Destacou-se também por sua absoluta fé em DEUS, deixando o exímio exemplo de verdadeiro presbítero e cristão, como membro da Primeira Igreja Presbiteriana, da Rua Moreira, a qual representava com absoluto empenho nas Assembléias do HECI.

Mas, além da elevada fé nunca deixou de lado a preocupação com os amigos e colaboradores. Neste aspecto, não lhe faltavam palavras de incentivo, sempre com um enorme prazer, sentindo-se feliz com o sucesso e realização de cada um. Além disso, era um desenvolvimentista e gostava de acompanhar o progresso tanto do município, do Espírito Santo e do nosso país. Sobretudo porque sabia dessa condicionante para o desenvolvimento social e humano.
 

A partida de Dr. José Affonso Coelho nos deixou mais pobres em nossa convivência diária. No entanto, não podemos jamais esquecer que os grandes homens não morrem, porque deixam para os que ficam os seus exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário