sexta-feira, 9 de março de 2018

Corrupção – Flagelo do povo

Resultado de imagem para caricaturas de lula preso

A tentativa dos advogados do ex-presidente Lula da Silva (PT-SP) de mudar o curso do processo e ganhar no tapetão, usando da estratégia de vilipendiar da Justiça, caiu definitivamente por terra na última terça-feira. Por unanimidade a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STF) negou à defesa o habeas corpos que pretendia evitar a prisão do ex-presidente, já condenado em segunda instância a doze anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Este processo se refere apenas ao apartamento na praia das Astúrias, no Guarujá – SP. Outros seis processos ainda tramitam na Justiça.
A chance de o ex-presidente Lula da Silva não ir para a cadeia da Polícia Federal (PF), em Curitiba, vai ficando cada dia mais derradeira. Praticamente só lhe resta que o Supremo Tribunal Federal (STF) volte a colocar em pauta, nos próximos dias, a discussão da prisão após a condenação em segunda instância. Entretanto, espera-se que isto não volte a ocorrer. A ministra Cármen Lúcia tem resistido às investidas de vários partidários do ex-presidente, de modo a forçá-la a colocar a questão em pauta.
A retomada da discussão da prisão após a condenação em segunda instância, se vier a acontecer, será um tiro fatal em todo trabalho desenvolvido pela Operação Lava Jato, por favorecer a impunidade. Além disso, seriam jogados na vala do desperdício milhões e milhões de recursos utilizados na proteção do Estado contra a corrupção.
E não é só um ex-presidente corrupto metidos em mil falcatruas que seria beneficiado, mas também todos os outros políticos, burocratas e empresários que se envolveram em corrupção nos últimos anos. Há também renomados advogados criminalistas, que adoram o crime de colarinho branco para protelar processos em troca de honorários graúdos.
Por isto, as oligarquias do poder sempre contaram com a impunidade para realizar seus assaltos. Daí que o procurador geral de República Deltan Dallagnol, em seu livro “A luta contra a corrupção”, estime que anualmente o País perde R$ 200,0 bilhões por desvios de recursos. Se o montante da corrupção é nessa ordem, deduz-se que vários de nossos problemas crônicos não são solucionados devido à corrupção sistêmica, que assim condenado o Brasil ao fracasso.
O procurador Dallagnol diz com muita propriedade que a corrupção é um mal tal como um “serial Killer que mata em silêncio... Ela se disfarça de buracos em estradas, falta de medicamentos, crimes de rua, miséria... Mas, como se esconde, dificilmente é responsável pelas mortes que causa”. E não há como contestá-lo se desejamos um País mais justo, com qualidade de vida para todos os cidadãos, com melhor infraestrutura e valores mais nobres.
Entretanto, não é só o ex-presidente Lula da Silva e sua trupe que querem calar a Justiça. O próprio governo de Michel Temer (PMDB-SP), além de não propor qualquer ato para o combate à corrupção, tem tramado nos bastidores a blindagem do presidente por inúmeros malfeitos. Pior é que Câmara dos Deputados, que por teoria deveria defender os interesses do povo, por duas vezes já evitou que o presidente Temer fosse investigado. Um contrassenso!

Leia Também  

Educação – Ineficiência nunca mostrou resultados - Preto no Branco ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário